Depois de mais de um século, Seju volta para a Casa Rosada
A Seju (Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos) volta a funcionar na Casa Rosada, um prédio histórico de Curitiba, a partir de segunda-feira. Na prática, isso significa voltar ao endereço do qual saiu há nada menos que 115 anos. "É um privilégio poder participar deste momento histórico", comemora o secretário Elias Gandour Thomé.
Uma das primeiras Secretarias de Estado, a Seju foi criada em 1892 com o nome de Secretaria dos Negócios do Interior, Justiça e Instrução Pública. Em 1903 ela passou a ocupar, com outras secretarias e instituições, a Casa Rosada. Comprado pelo Governo do Estado no ano anterior, o espaço era de um prédio de grandes proporções para a época. A pedido do então governador Francisco da Silva Xavier, o prédio foi concluído e se tornou uma das sedes da estrutura do Estado.
Desde então vários órgãos e instituições governamentais ocuparam o prédio localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto nº 1.251, esquina com a Avenida Iguaçu nº 470, no Bairro Rebouças.
Em 1996, já parcialmente utilizado pelo Ministério Público do Estado do Paraná, o prédio possuía mais da metade da sua área desocupada e em péssimo estado de conservação. E foi a decisão do Ministério Público de ocupá-lo na sua totalidade que deu início ao processo de recuperação do edifício.
Coordenada pelo arquiteto Roberto Martins, a obra de restauração foi executada entre 1998 e 2002. Nesse processo também houve a execução do projeto de acessibilidade do prédio. E em 17 de dezembro de 2003 o edifício foi tombado pelo Estado do Paraná. (Foto: Divulgação)