Cascavel lança programa de apoio a dependentes e prevenção às drogas
"Estou realizando um sonho da minha vida, dando um passo à frente neste grande desafio de oferecer esperança a estes jovens. Não podemos condenar essas pessoas por usarem drogas, mas sim oferecer oportunidade de uma vida nova", ponderou o prefeito Leonaldo Paranhos no início da noite de ontem, ao assinar o decreto criando em Cascavel o Programa Municipal de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas e Recuperação de Dependentes Químicos - Vida Nova.
Paranhos contou que abraçou esta causa há 20 anos, quando ainda vereador, depois de ser se sensibilizado pela dor de uma mãe que o procurou pedindo socorro por já não saber como lidar com o filho dependente. Disse que desde então passou por um longo processo de amadurecimento e entendimento da causa e percebeu a necessidade de uma ação efetiva nesse campo.
"Foram muitas frustrações, inclusive na Assembleia Legislativa, por não conseguir implantar um programa estadual. Eu ficaria muito frustrado em deixar a Prefeitura sem implantar um programa para ajudar essas pessoas e, principalmente, que vá ao encontro das expectativas das famílias mais pobres, que não têm condições de custear o tratamento. Este decreto nos ajuda a buscar um caminho. É um programa de saúde pública, de conscientização, por isso também se torna uma prioridade", reforçou Paranhos.
CARTÃO VIDA NOVA
Depois de publicado o decreto, vários passos precisarão ser vencidos para viabilizar o programa. Um deles é abrir chamamento público para credenciar as comunidades terapêuticas que irão atender aos beneficiários. O Cartão Vida Nova é simbólico, lembrou Paranhos, ressaltando que com ele o dependente de substâncias psicoativas, especialmente o crack, terá todas as informações cadastradas após o atendimento e diagnóstico médico. Será definido um valor ainda que o Município subsidiará por vaga a ser paga por beneficiário.
O Cartão Vida Nova será de uso exclusivo nas instituições credenciadas e servirá para monitorar o acompanhamento durante todo o período de acolhimento institucional do beneficiário.
PREVENÇÃO E REPRESSÃO
Embora assegure principalmente o tratamento, o programa também focará a prevenção, orientação e informação para proteger crianças, adolescentes e jovens das drogas, além da repressão ao tráfico. De acordo com a secretária de Políticas Sobre Drogas e Proteção à Comunidade, Rose Vascelai, "é uma luta grande, de muita esperança, que irá exigir o envolvimento de várias secretarias e entidades da administração direta e indireta do Município. É o desejo de todos nós que essas pessoas tenham condições de deixar as drogas e também de evitar que muitas entrem neste mundo".
DONATIVOS
Durante o ato de lançamento do programa foram repassados alimentos e recursos arrecadados durante a Feijoada da Paz, organizada pelo empresário Gilberto Martignoni no último sábado (23). Foram contempladas com 300 quilos de alimentos e R$ 2,5 mil cada as comunidades terapêuticas Fraternidade O Caminho - Masculina; Fraternidade O Caminho - Feminina; Molivi Casa de Recuperação; Comunidade Terapêutica Santa Cruz e Nova Aliança Comunidade Terapêutica. (Foto: Secom)