Prêmio valorizará melhores práticas do agro paranaense
Uma iniciativa conjunta do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater), Sistema Ocepar e Grupo Ric de comunicação vai reconhecer as melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense. O prêmio Orgulho da Terra também vai homenagear a Personalidade do Ano no setor.
De acordo com o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o prêmio é uma oportunidade para avaliar e definir critérios que permitam ao Estado se posicionar quanto à agricultura que pratica, além de valorizar a produção agropecuária com qualidade e responsabilidade."Tenho certeza de que já temos a melhor agricultura do País, mas podemos melhorar”, afirma.
As homenagens com o Troféu Orgulho da Terra ocorrerão nas edições especiais do programa RIC Rural de 28 de novembro e 5 de dezembro na RIC Record TV. Leonardo Petrelli, CEO do Grupo RIC, destaca que é a primeira vez que se reúnem três forças importantes da sociedade paranaense para reconhecer e homenagear um setor que é fonte de muito orgulho não só nos limites do Estado, mas em todo o Brasil.
“A riqueza que vem do agronegócio é feita de suor, de talento e inteligência, de tecnologia e investimento. E o Prêmio Orgulho da Terra será a grande vitrine dessa produção, para servir de modelo e inspiração”, diz ele.
Além de demonstrar as boas práticas realizadas pelos produtores, com o apoio de suas respectivas cooperativas, o prêmio promoverá um ambiente de constante melhoria no setor, explica José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar."O cooperativismo tem por princípio não promover a simples competição. Pelo contrário, incentivamos o trabalho em parceria. Como diz o ditado: sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, diz.
SUSTENTABILIDADE
O Prêmio Orgulho da Terra vai homenagear os produtores rurais por meio das melhores práticas desenvolvidas por eles em suas propriedades, considerando-se os pilares do crescimento social, econômico e ambiental. O objetivo é avaliar todas as iniciativas, desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada, quanto às atitudes que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico.
A premiação tem forte olhar para os produtores engajados e com competência técnica para o desenvolvimento de propriedades sustentáveis. Os 12 produtores destacados na escolha final receberão um certificado oficial Orgulho da Terra, com menção a sua categoria de referência, além de um troféu da edição do ano de 2021. Para ampla disseminação das técnicas e estratégias de gestão das propriedades, além do papel social que exercem na sociedade, os cases serão compartilhados em reportagens do programa RIC Rural, que vai ao ar nas manhãs de domingo, e também nas plataformas digitais do programa e outros programas na emissora. A escolha será feita técnicos indicados por órgãos representativos do agronegócio no Paraná. (Foto: Jaelson Lucas/AENPR)