Trabalhadores da cultura já podem se candidatar ao auxílio emergencial
Teve início nesta quinta-feira (23) e vai até 8 de outubro o cadastramento dos trabalhadores da área da cultura (artistas em geral) que tiveram suas atividades suspensas durante a pandemia e têm interesse em receber o auxílio emergencial a ser pago pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência-Geral da Cultura, com recursos da Lei Federal Aldir Blanc.
O cadastramento deve ser feito exclusivamente por meio do Formulário de Solicitação do Auxílio da Renda Emergencial Mensal neste SITE e o dinheiro será transferido em cinco parcelas de R$ 600, sendo que mulheres provedoras de famílias monoparentais terão o direito de receber duas cotas, ou seja, cinco parcelas de R$ 1.200.
"Essa é mais uma forma do trabalhador e da trabalhadora de cultura terem acesso aos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc. O acesso é simples, com exigência mínima de documentos. Queremos que o programa chegue a quem realmente precisa, então pedimos para que todos do setor cultural nos ajudem a divulgar e fazer a Renda Emergencial chegar a mais pessoas", afirma a superintendente-geral da Cultura, a cascavelense Luciana Casagrande Pereira.
Podem se cadastrar pessoas físicas maiores de 18 anos que atuaram social ou profissionalmente na cadeia produtiva dos segmentos artístico e cultural nos meses imediatamente anteriores a 29 de junho de 2020, data da publicação da Lei Aldir Blanc.