Senar-PR orienta sobre o uso seguro e eficaz de agrotóxicos
As formações na área de aplicação de defensivos agrícolas são as mais procuradas por produtores rurais em toda a história do Senar-PR. A alta demanda demonstra uma preocupação constante dos agricultores em usar corretamente os agroquímicos. Para aprimorar as habilidades de agricultores e trabalhadores rurais nessa área, o Senar-PR está implantando o curso-piloto “Inspeção Periódica de Pulverizadores para Produtores e Trabalhadores Rurais"no seu portfólio de capacitações para tornar ainda mais completa a qualificação na área.
Inicialmente, o treinamento será aplicado em formato piloto com 83 turmas em 81 municípios do Paraná, que foram escolhidos com base em critérios técnicos."Para chegar a essa lista consideramos a relevância na produção de grãos dentro da microrregião a qual pertence a cidade, o maior número de estabelecimentos produtores de cultivos/criações sensíveis à deriva (viticultura, sericicultura, apicultura e orgânicos) e o registro de caso de deriva pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná [IDR-Paraná]”, enumera Ana Paula Kowalski, do Sistema Faep/Senar-PR.
A formação, com turmas de seis a 15 participantes, possui, como um dos diferenciais, uma lista de itens para verificação durante a inspeção, elaborada em conjunto com o IDR-Paraná. Ao longo do curso, em um total de oito horas-aula (cumpridas em um só dia), os participantes aprendem conteúdos fundamentais na manutenção periódica dos pulverizadores, tanto os acoplados a tratores quanto os chamados autopropelidos. Entre os principais assuntos estão análises, observações e medições de parâmetros qualitativos e quantitativos para melhorar o padrão tecnológico do processo de calibração dos pulverizadores. Os participantes aprenderão também a avaliar a condição de operação dos pulverizadores e, assim, incentivados a adotar procedimentos, técnicas e equipamentos que possibilitem a redução do risco de deriva nas pulverizações.
Para saber mais sobre os cursos do Senar-PR, basta procurar o Sindicato Rural ou acessar seção Cursos no site www.sistemafaep.org.br. (Foto: Senar-PR)