Azul deve começar a operar em Toledo antes do fim do ano
A Azul Linhas Aéreas comprovou que o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, tem condições de receber voos comerciais. Uma equipe técnica da empresa vistoriou o local na manhã desta sexta-feira para verificar como estão as obras de adequação e a estrutura do aeródromo, para a elaboração de um relatório pré-operação. O deputado estadual José Carlos Schiavinato acompanhou parte da visita e reforçou o apoio para a viabilização de voos comerciais no município.
O assessor da presidência da Azul, Ronaldo Veras, explica que profissionais de todas as áreas da empresa vieram para a vistoria. "Para verificarmos todos os pontos, desde o local do guichê, a documentação, a pista, enfim, fazer um checklist das estruturas, apontando o que está adequado e o que será preciso ajustar de acordo com nossas necessidades para iniciarmos a operar em Toledo".
Em sua avaliação, o aeroporto de Toledo está em condições adequadas, com quase a totalidade das exigências cumpridas. "Nosso posicionamento é que a operação é favorável. Após a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil pedimos um prazo de 60 dias para começarmos, devido à necessidade de estruturação de pessoal. Vamos fazer um teste inicial com seis voos semanais para Curitiba, levando nossos passageiros da região para o Brasil a partir da capital".
No entanto, se houver necessidade, a operação poderá ser ampliada. "Estaremos atentos para melhor atendermos nossos clientes, tanto na frequência como no tamanho da aeronave. Nossa análise mostrou uma demanda importante, sem divisão do fluxo com Cascavel e ainda a possibilidade do aeroporto de Toledo servir para os voos alternados", completa ao elogiar a estrutura e as condições técnicas do aeroporto.
INCENTIVO
Veras aponta que a decisão da empresa operar em Toledo contou com algum incentivo do Governo do Estado na redução do ICMS do combustível. "Também foi muito importante o acompanhamento de todo processo pelo deputado Schiavinato, que é um dos principais defensores de voos comerciais em Toledo", concluiu.
Já o gestor do aeroporto, Luciano Puzzi, explica que as obras estão 98% conclusas, faltando apenas algumas finalizações como no balizamento e o cercamento. "Toda documentação, contratos e a parte legal estão sendo finalizados. Já solicitamos a reunião prévia com a Anac até o início de agosto. Depois haverá outra definitiva e o prazo de até 120 dias para a certificação", finaliza. (Foto: Assessoria)