Confiando em São Pedro, PR inicia plantio da safra de milho
O Paraná segue enfrentando as consequências de uma das mais longas estiagens das últimas décadas, que não se sabe até quando vai, mas isso não tem desestimulado os agricultores do Estado, que, confiando que São Pedro mande chuva o quanto antes, já deram início ao plantio da primeira safra de milho 2021/22.
E a projeção é pra lá de otimista, apontando para a colheita de 4,1 milhões de toneladas, um aumento de 32% em relação à do ano passado. Esse é um dos destaques do Boletim de Conjuntura Agropecuária na semana de 27 de agosto a 3 de setembro, preparado pelo Deral (Departamento de Economia Rural) e divulgado nesta quinta-feira (2).
TRIGO E SOJA
O boletim retrata, ainda, que a colheita de trigo também começou no Paraná. No entanto, as primeiras áreas tiveram problemas de produtividade em decorrência das geadas e estiagem. Mas, assim mesmo, os produtores comemoram, em razão de os preços terem subido 8% no último mês e 52% se comparado com agosto de 2020. A média de R$ 87,75 a saca de 60 quilos compensa, em alguns casos, as perdas no campo.
Na análise sobre a soja, o documento fala das portarias 388 e 389, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que alteraram o calendário e a forma de tratar a cultura com vistas a aprimorar o Plano Nacional de Controle da Ferrugem Asiática. Entre as mudanças está o período do vazio sanitário, que será definido anualmente a partir de agora. Para a safra 2021/22, o período de semeadura será de 13 de setembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022. (Foto: Jaelson Lucas/AENPR)