TCE volta a avaliar os portais das prefeituras paranaenses
De acordo com informação postada nesta sexta-feira (27) em seu site, o TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) já deu início à terceira edição da avaliação dos portais da transparência das 399 prefeituras paranaenses por meio da aplicação do ITP (Índice de Transparência da Administração Pública), indicador desenvolvido pelo corpo técnico da própria Corte em 2018.
O ponto de partida para a atividade foi dado pelo encaminhamento, na última terça-feira (24), de ofício assinado pelo presidente do órgão de controle, conselheiro Fabio Camargo, e endereçado aos prefeitos. O documento detalha a forma com que o levantamento será feito em 2021.
Ao contrário dos anos anteriores, desta vez a metodologia utilizada replicará aquela utilizada com sucesso no ITP - Vacinação estudo realizado recentemente pelo Tribunal para aferir a transparência do Estado e dos municípios do Paraná na divulgação de informações relativas ao processo de imunização da população contra a Covid-19.
HISTÓRICO
O indicador começou a ser aferido pelo Tribunal em 2019 e a experiência foi repetida no ano seguinte, com a apresentação de novos resultados, porém com o uso da mesma sistemática. Para realizar o trabalho, foi firmado um termo de cooperação técnico-científica - sem qualquer transferência de recursos - entre o TCE-PR e a Universidade Positivo, de Curitiba.
Em 2020, o Tribunal também avaliou, por meio do uso de uma versão especial do ITP, o desempenho das prefeituras e do governo estadual no que diz respeito à publicidade das medidas relacionadas ao combate à pandemia da Covid-19. Os dados completos da pesquisa - com ranking, relatório final e análise integral - podem ser conferidos neste LINK. (Foto: Reprodução TCE-PR)