Itaipu continuará sendo a mão amiga do Oeste do PR
Honrando o compromisso assumido ao receber a visita do presidente da Amop à Itaipu, em julho passado, o diretor-geral brasileiro da binacional, general Francisco Ferreira, esteve nesta sexta-feira (20) em Cascavel para uma reunião com os prefeitos do Oeste do Paraná. E transmitiu a todos a segurança de que a região toda continuará tendo o tratamento especial iniciado há pouco mais de dois anos pela empresa e que vem resultando em investimentos recordes, principalmente em obras de infraestrutura.
“É uma questão de gestão. Essa reestruturação permitiu aporte de recursos em grandes e pequenas obras e iniciativas de grande impacto. E isso influencia positivamente não só de forma local, mas também para o Brasil como um tudo”, afirmou o general Ferreira, citando como exemplo a Ponte da Integração, já com o projeto executado em cerca de 65%. “Essa obra vai resolver um gargalo do transporte e dar mais vazão ao escoamento das riquezas que atravessam a fronteira e proporcionam bem-estar à população”, pontuou.
O presidente da Amop e prefeito de Cascavel agradeceu à presença de Ferreira, que se fez acompanhar do diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell. Segundo Paranhos, a relação da usina com a Amop é mais que financeira e administrativa. “É uma parceria que também reconhece o quão significante tem sido essa construção. Orgulhamos-se desse estreitamento institucional que tantos benefícios traz para a nossa região”, afirmou.
Ainda de acordo com Paranhos, o apoio da Itaipu na execução de obras estruturantes e outras de menor porte tem sido fundamental para o desenvolvimento regional. Como exemplo, ele citou o investimento na infraestrutura viária que melhorou o escoamento da produção do agronegócio, a ampliação do Aeroporto de Cascavel e várias outras obras em Foz do Iguaçu, como a nova ponte entre o Brasil e o Paraguai e a Perimetral Leste, que têm impactos diretos na economia regional.
Com quatro meses à frente da Itaipu, essa foi a primeira participação do general Ferreira em uma assembleia geral da Amop. Foi uma oportunidade para alinhar informações, debater demandas em comum e retribuir a visita de cortesia que Paranhos fez a ele."O relacionamento da Itaipu com associações como a Amop e a dos municípios lindeiros, por exemplo, é estratégico para que a região ganhe como um todo”, afirmou o diretor.
De 2019 para cá a Itaipu anunciou investimentos de quase R$ 2,5 bilhões não só em obras de infraestrutura. Neste momento de crise planetária causada pela pandemia da Covid-19, a empresa também se tornou a principal apoiadora das prefeituras da região na luta contra o novo coronavírus e na mitigação de seus efeitos. Prova disso é que investiu algo como R$ 85 milhões em ações específicas da área da saúde. (Foto: Divulgação)