Governo estadual vai titular quase 400 imóveis em Guaíra
Famílias que residem em imóveis em situação irregular em Guaíra, na região Oeste do Paraná, poderão obter os títulos definitivos de propriedade graças a um novo projeto do Governo do Estado oferecido no Município.
A ordem de serviço para início do trabalho foi assinada nesta quinta-feira por representantes da Cohapar e prefeitura, e prevê a regularização de até 368 moradias da cidade.
Os recursos, viabilizados dentro do programa Morar Legal Paraná, serão utilizados para o pagamento da empresa Formata Assessoria Urbanística e Ambiental, vencedora do processo licitatório da Cohapar pelo critério de menor preço.
Serão investidos R$ 266 mil no serviço, que será executado em 18 meses, com acompanhamento dos técnicos da companhia em todas as etapas do trabalho.
Com os subsídios do Tesouro Estadual aplicados no projeto por meio do Fundo de Combate à Pobreza, as famílias que aderirem ao programa pagarão apenas 20 parcelas mensais de R$ 80 pelo serviço. Além do valor representar cerca de 25% do custo normal para a regularização de um imóvel, ele só começará a ser pago após a emissão e entrega dos documentos de propriedade aos beneficiários.
De acordo com o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, o apoio do governo estadual foi fundamental para que um passivo antigo da população seja resolvido. "Sabemos da importância para as famílias de terem um imóvel registrado em seu nome, que é uma oportunidade para elas melhorarem a sua moradia", disse.
Outra vantagen, segundo Trento, é o incremento da arrecadação municipal via IPTU, que pode ser revertido em novos investimentos para a infraestrutura das regiões legalizadas. "A partir da regularização fundiária, podemos ampliar e melhorar a qualidade dos serviços públicos que são prestados aos moradores", afirmou.