Deputados recorrem a Bolsonaro contra praça de pedágio na BR-467
Com exceção do Soldado Fruet, de Foz do Iguaçu, a bancada de deputados estaduais da região Oeste do Paraná assinou em peso requerimento protocolado hoje, na Assembleia Legislativa, pedindo a intervenção de Jair Bolsonaro para que não seja instalada a praça de pedágio prevista para o distrito de Sede Alvorada, entre Cascavel e Toledo.
O documento tem como signatários Marcio Pacheco, Gugu Bueno, Ademir Bier, Elio Rusch, Coronel Lee e Marcel Micheletto e é dirigido diretamente ao presidente da República, mas também requer o envio de cópia ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que tem insistido na instalação dessa praça mesmo depois de receber diversos apelos em contrário.
JUSTIFICATIVAS
No requerimento, os deputados oestinos elencam 12 razões para justificar seu pedido. São elas:
1. O Valor Bruto da Produção do Paraná de 2020 ultrapassou R$ 128,3 bilhões. Os números levantados pelo Departamento de Economia Rural do Paraná representam crescimento real de 21% em relação ao valor de 2019. Em termos nominais, o acréscimo é de 30,8%. A Região Oeste responde por 19,2% de tudo o que é produzido no Estado. Sendo Toledo líder e Cascavel vice-líder do Valor Bruto da Produção.
2. Conforme relatório do Departamento de Economia Rural do Paraná, divulgado no mês de julho deste ano, Toledo está na liderança do estado com crescimento de 30% em um ano, Valor Bruto da Produção Agropecuária de 2020. O Município produziu R$ 3,497 bilhões, o único a passar de R$ 3 bilhões dentre as 399 cidades do Paraná. Sozinho, o município produziu R$ 808,682 milhões a mais em apenas um ano.
3. Segundo o relatório do Departamento de Economia Rural do Paraná, Cascavel é o segundo maior produtor agropecuário do Paraná. O município se manteve como vice-líder, com valor 36,3% maior que em 2019.
4. Em Toledo, o PIB do Campo é puxado pela suinocultura, que somou R$ 1.536.297.602 em 2020, seguido por frango R$ 704.231.197,42, soja R$ 394.287.872 e milho, R$ 240.133.450. Em Cascavel, o carro chefe é a soja, com R$ 679.438.481, seguida por frango R$ 370.606.596,40, pintinhos R$ 227.560.669 e milho, R$ 203.713.385.
5. Ficam na Região Oeste oito dos 14 municípios que produziram mais R$ 1bilhão ano passado. Além de Toledo e Cascavel, Rondon, Santa Helena, Assis Chateaubriand, Palotina, São Miguel do Iguaçu e Nova Aurora, que fazem parte do campo bilionário no Paraná. Com essa riqueza e importância estratégica, a Região Oeste é responsável pelos sucessivos superávits da balança comercial brasileira, bem como, através de sua destacada produtividade, é responsável pela elevação dos níveis de IDH em nosso País.
6. A Região Oeste do Paraná é formada por 50 municípios que, juntos, somam 1.291.492 habitantes (estimativa do Celso de 2015). O Produto Interno Bruto deverá chegar aos R$ 32 bilhões. O Oeste em Desenvolvimento reúne mais de 30 instituições, entre elas a Itaipu Binacional, o Sebrae, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu e a Federação das Indústrias do Paraná, além de cooperativas e instituições de ensino superior.
7. Em 2019, a Revista Forbes Brasil elegeu as 50 maiores empresas do agronegócio brasileiro. Na lista foi expressivo o número de cooperativas agro que faturam bilhões de reais e movimentam o campo e, principalmente, a economia do País. Das 50 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo a Forbes, 17 são cooperativas agro, das quais 11 são do Paraná e destas, quatro estão estabelecidas na região Oeste. São elas: Copacol, com sede em Cafelândia; C. Vale, com sede em Palotina; Lar, com sede em Matelândia, e Frimesa, com sede em Medianeira.
8. Diariamente, essas grandes cooperativas e produtores rurais transportam milhares de toneladas de grãos, carnes (suína e bovina) e implementos agrícolas através da BR 467, fazendo com que cheguem ao mercado consumidor nacional, como ainda, ao Porto de Paranaguá para exportação;
9. A instalação de uma Praça na BR-467 ocasionará aumento de despesas ao transporte rodoviário, com ainda, desencadeará aumento dos custos de produção agrícola, gerando impacto negativo aos consumidores brasileiros, exportadores e sociedade paranaense.
10. A população da Região Oeste do Paraná rejeita, de forma uníssona, a instalação da praça de pedágio entre Cascavel e Toledo, em razão dos seus efeitos maléficos à economia, ao comércio e à sociedade como um todo.
11. Não é admissível a instalação de uma praça de pedágio na BR-467 entre Cascavel e Toledo, em trecho de aproximadamente 40 quilômetros, em rodovia já duplicada.
12. As duas cidades fazem parte da Região Metropolitana de Cascavel, havendo grande fluxo de pessoas e comércio entre as cidades, cuja implantação da praça será extremamente onerosa aos cidadãos de ambas as cidades, prejudicando, além do comércio, também o emprego de quem reside em uma e trabalha noutra. (Foto: TV Brasil)