Vereadores sugerem à Transitar criação de vagas rápidas no Estar
Estacionar de carro hoje no centro de Cascavel é uma questão de sorte: quem consegue uma vaga em dias de chuva ou em horários de pico, pode se considerar um sortudo. Pensando em dar agilidade ao trânsito e mais comodidade, o vereador Emerson Vilanova (foto) protocolou indicação solicitando que sejam criadas vagas de curta duração próximas aos pontos de grande fluxo de veículos, com permanência de até 15 minutos. A vereadora Beth Leal também assina a proposição, de acordo com a assessoria de imprensa da Câmara.
“A criação dessas vagas destina-se à regulamentação de área para paradas de curta duração, estabelecendo a obrigatoriedade da rotatividade no uso delas. É uma forma de democratizar as áreas de estacionamento, que precisam ser utilizadas por várias pessoas ao longo do dia. Em Cascavel já tem algumas, em outras cidades do estado já implantaram e está dando certo”, ressaltou Vilanova.
Cascavel possui, de acordo com o Detran, 245.069 veículos. A falta de vagas suficientes e a necessidade de desembarcar pessoas ou dar uma passada rápida num estabelecimento tem levado à alternativa irregular, que é estacionar em mão dupla ou em local proibido como vagas de idosos, deficientes, saídas de hospitais.
Conforme a proposta do vereador, as placas e sinalização informarão o tempo máximo de permanência do veículo e a obrigatoriedade de acionar o pisca alerta durante a utilização. A medida dará mais agilidade aos motoristas que fazem paradas rápidas, não precisando utilizar o cartão Estar, ou seja, sem custo."As mesmas têm o intuito de melhorar a trafegabilidade nas vias, atendendo também motoristas de aplicativos gerando conforto à população que utiliza esses serviços”, reforça Emerson Vilanova.
Os motoristas que não estiverem com o pisca ligado e excederem o tempo de permanência em até 15 minutos serão multados. A sugestão é de que a fiscalização seja feita por agentes da Transitar e também pela Polícia Militar. Quem desobedecer às regras, estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cometerá infração grave e estará sujeito a multa de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na Carteira de Habilitação. (Foto: Flávio Ulsenheimer)