É chegada a hora do produtor rural fazer a declaração do ITR
O prazo para entrega da declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) do exercício 2021 está começando nesta segunda-feira (16) e a Faep alerta aos agricultores paranaenses que o procedimento é obrigatório para pessoas físicas e/ou jurídicas proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural, inclusive usufrutuárias.
A declaração deve ser feita de forma online, por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR 2021, disponibilizado pela Receita Federal, no máximo até 30 de setembro, e a obrigatoriedade se aplica também a quem perdeu ou transferiu a posse do imóvel rural de 1º de janeiro para cá.
A maioria dos sindicatos rurais do Paraná oferece suporte ao produtor para a realização do serviço. Para isso, é preciso ter em mãos a última declaração do referido imposto, documentação pessoal e da propriedade e o CAR (Cadastro Ambiental Rural).
O valor do ITR pode ser pago em até quatro parcelas, com valor mínimo de R$ 50. Se o valor for inferior a R$ 100, deve ser pago em cota única.
Para auxiliar produtores rurais em relação a declaração de ITR, o Sistema Faep/Senar-PR preparou uma cartilha elencando os principais pontos relacionados ao processo.
Para baixar a cartilha, CLIQUE AQUI. (Foto: Sistema Faep)