Laranjeiras: comitê vai buscar o desenvolvimento em bases firmes
Com o apoio e articulação do Sebrae/PR, o município de Laranjeiras do Sul, iniciou uma nova frente em favor do desenvolvimento local e integrado. Desde o começo deste mês, a cidade conta com o Comitê Gestor Municipal, uma governança formada por entidades representativas, entre instituições de ensino superior, instituições financeiras, empresas, cooperativas e poder público. A iniciativa integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, que atua em temáticas de liderança, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora.
“Já temos entidades e representantes de Laranjeiras do Sul que participam ativamente do Comitê Territorial dos Pequenos Negócios - território Cantuquiriguaçu. Com esse trabalho, obtivemos resultados importantes, mas entendemos que era preciso ter algo com mais foco micro. Dessa forma, articulamos para reunir os atores, capacitá-los e, agora, temos um comitê gestor municipal, que objetiva especificamente as ações ligadas ao município de Laranjeiras do Sul”, explica o consultor do Sebrae/PR, Reges Friedrich.
Nesse sentido, lideranças empresariais e de governo participaram do Leme de Liderança, uma solução do Polo de Liderança Sebrae/PR. No formato, durante dois encontros, foram trabalhados temas como liderança e empreendedorismo cívico; liderança e trabalho colaborativo e gestão da mudança e análise do ambiente.
O grupo iniciou a definição dos eixos mobilizadores e quais ações podem ser realizadas em conjunto para apoiar o desenvolvimento municipal. As temáticas elencadas foram: acesso a mercados e parceria do município de Laranjeiras do Sul com o Sebrae/PR, buscando a capacitação de empresários para as compras públicas; liberdade econômica, diminuição de pontos burocráticos e verticalização das demandas estatais e melhoria de canais de acesso e comunicação; acesso à justiça por assessoramento do empreendedor, encaminhando direitos e deveres; bem como no auxílio na recuperação e acesso a crédito.
“Ter um comitê estruturado é importante para qualquer município que tem como foco o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e respeito para com os seus empresários e empreendedores. Os reflexos da atuação, bem como as políticas públicas de desenvolvimento econômico implantadas em parceria com a gestão municipal, serão imediatas. Principalmente no que diz respeito a capacitação, pois a parceria com o Sebrae/PR com foco nas compras públicas, recupera e mantém o dinheiro do município”, destaca o diretor da Sala do Empreendedor e Agente de Desenvolvimento, Guaracy Emerson Pacheco.
O Comitê Gestor Municipal de Laranjeiras do Sul já conta com 17 integrantes, representantes de entidades públicas e privadas, e terá encontros mensais. (Foto: PMLS)