Ação responsável me conduz a um comportamento responsável
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
A ação responsável é aquela que me ajuda a me sentir melhor, porque consegui reconhecer meu sentimento, usei um pensamento racional e, consequentemente, meu comportamento foi responsável.
A ação responsável, quando entendida e incorporada ao repertório do dia-a-dia, ajuda a impedir atos de violência e impulsividade dos quais a pessoa se arrependeria mais tarde. Também serve para impedir que a pessoa tenha respostas de comportamentos que trazem prejuízos pessoais e também financeiros.
Isso significa que a pessoa deve avaliar os prós e contras antes de emitir qualquer resposta de comportamento.
Quando desenvolvemos essa habilidade emocional, mudamos nossa forma de pensar e passamos a lidar melhor com os sentimentos de raiva, ansiedade, frustração, etc.
O que significa uma ação NÃO responsável:
- Contrair dívidas que não posso pagar
- Dirigir alcoolizado
- Ser grosseiro (a) com os outros
- Ter comportamentos racistas
- Não respeitar as leis de trânsito
- Ter comportamentos violentos, entre muitos outros.
Diante de uma situação difícil, seja ela provocada por um estímulo externo ou interno, sempre se questione: Vale a pena? O que é que eu vou ganhar com isso? Quais são os ganhos e as perdas? Quais serão as consequências de tomar essa decisão? (Foto: Pixabay)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e Orientação Profissional e perita em Avaliação de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788