Seis de cada dez eleitores ainda não têm candidato a presidente
O desencanto dos brasileiros com a política ficou demonstrado uma vez mais na pesquisa CNI/Ibope sobre a disputa pela sucessão do presidente Michel Temer, divulgada nesta quinta-feira. No cenário espontâneo (sem a apresentação de nomes), o percentual de brancos e nulos ficou em 31% e o de indecisos em 28% - somados, esses índices totalizam 59%. Colocando na ponta do lápis, equivale a dizer que seis de cada dez eleitores não têm candidato definido mesmo faltando praticamente só três meses para a eleição.
Na consulta estimulada (com a apresentação de nomes), os votos brancos e nulos permaneceram elevados, com 22% no cenário com o ex-presidente e 33% no cenário sem ele. Realizada de 21 a 24 de junho com 2 mil eleitores de 128 municípios brasileiros, a pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02265/2018.
Os números do cenário com Lula candidato são os seguintes: Luiz Inácio Lula da Silva 33%, Jair Bolsonaro 15%, Marina Silva 7%, Ciro Gomes 4%, Geraldo Alckmin 4%, Alvaro Dias 2%, Manuela D?Ávila 1%, Fernando Collor 1%, Flávio Rocha 1%, Levy Fidelix 1%, João Goulart Filho 1%, brancos e nulos 22% e indecisos 6%.
Já os números do cenário sem Lula são estes: Jair Bolsonaro 17%, Marina Silva 13%, Ciro Gomes 8%, Geraldo Alckmin 6%, Alvaro Dias 3%, Fernando Collor 2%, Fernando Haddad 2%, Flávio Rocha 1%, Guilherme Boulos 1%, Henrique Meirelles 1%, Levy Fidelix 1%, Manuela D?Ávila 1%, Rodrigo Maia 1%, João Goulart Filho 1%, brancos e nulos 33% e indecisos 8%.
IMPOPULARIDADE
A pesquisa CNI/Ibope também avaliou o governo do presidente Michel Temer, que apresenta uma rejeição recorde de 79% e aprovação de apenas 4%.