Com obras avançadas, 2ª ponte deverá se chamar Jaime Lerner
Avança em um ritmo bem acima do costumeiro a construção da 2ª ponte ligando Brasil e Paraguai pela cidade de Foz do Iguaçu, que está sendo inteiramente financiada com recursos da Itaipu Binacional. De acordo com o consórcio responsável pela execução do projeto, em julho as obras já haviam atingido 64%.
As estruturas da ponte já são visíveis dos dois lados do Rio Paraná, mas o cronograma prevê um ritmo menos intenso na reta final devido à complexidade para montagem da estrutura de sustentação. Tanto, que a previsão de conclusão está mantida para meados de 2022.
Com 760 metros de extensão e vão livre de 470 metros, ela terá duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro nas laterais. Por ela passarão todos os veículos de carga provenientes do Brasil, Paraguai e Argentina e que precisem cruzar a tríplice fronteira, além de carros de passeio e de turistas.
PONTE JAIME LERNER
E nesta semana, em Brasília, a Câmara Federal aprovou regime de urgência para votação de um projeto do deputado cascavelense Evandro Roman dando à nova ponte o nome do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que foi prefeito de Curitiba três vezes e governador do Paraná outras duas e faleceu no dia 27 de maio último, aos 83 anos. (Foto: Rubens Fraulini/Itaipu)