Trabalhadores de cooperativas recebem tratamento pós-Covid
O movimento sindical brasileiro passa por um grande desafio no enfrentamento das dificuldades vividas pelos trabalhadores durante a pandemia da Covid-19. Entre tantas pautas, neste momento o assunto mais relevante entre os líderes sindicais é com relação à saúde dos trabalhadores.
Preocupado com isso, o Programa Saúde do Trabalhador está desenvolvendo um protocolo específico para o tratamento com acupuntura auricular e reabilitação funcional para trabalhadores cooperativistas do Oeste paranaense que se recuperaram do vírus.
“Estamos oferecendo aos trabalhadores em cooperativas um tratamento com eficácia comprovada que ajuda a reduzir os efeitos, as sequelas deixadas por essa doença”, explica Mauri Viana, presidente do Sintrascoopa (Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais de Palotina e Região) e também da Fenatracoop (Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil).
O TRATAMENTO
Inúmeros pacientes que contraíram a Covid-19 se queixam de alguns sintomas, como dores de cabeça, esquecimento, falta de concentração, desatenção, fraqueza muscular, perda de tonicidade muscular, formigamentos nos membros inferiores e superiores, dores articulares, taquicardia, falta de libido, alterações no humor, ansiedade e depressão.
“O que tem deixado o presidente da Fenatracoop em alerta é com relação o aparecimento de névoa cerebral, que é a dificuldade em reunir pensamentos, problemas de concentração, incapacidade de lembrar o que aconteceu a pouco tempo. Essa tem sido uma queixa frequente entre os pacientes que estão sendo tratados pós-Covid e a acupuntura auricular ajuda reduzir esses sintomas", relata Adriana Lopes, acupunturista responsável pelo programa.
O trabalhador em cooperativa sindicalizado que passou pela doença e apresenta alguns desses sintomas deve entrar em contato com o sindicato no telefone 44 3649-3977 e agendar um horário. (Foto: Divulgação)