A buzina incansável (metáfora)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
O carro de uma senhora estragou em meio a um movimentado cruzamento. Isso é um pesadelo para qualquer um, mas ela manteve a cabeça no lugar e estava fazendo o melhor que podia para ligar o carro novamente, quando o motorista imediatamente atrás começou a buzinar impiedosamente.
Depois de alguns momentos da incessante buzina, a mulher saiu do carro, caminhou até o homem no carro atrás dela e disse, educadamente:
- Senhor, parece que estou tendo dificuldades para ligar meu carro. Se puder fazer o favor de ajudar e conseguir ligar meu carro, eu ficarei muito feliz em me sentar aqui no seu lugar e buzinar para o senhor. (Autor desconhecido)
Nessa história fictícia, o que se pode avaliar é que, mesmo aquela senhora se comportando de maneira educada, talvez essa não fosse a maneira mais correta de agir no trânsito, já que não se pode prever se o outro condutor possui algum transtorno psicológico, se está sob efeito de álcool ou substâncias ilícitas, etc...
Existem pessoas que não poderiam sequer ter carta de habilitação. A avaliação psicológica do candidato é falha. O psicotécnico, por si só, não é suficiente para identificar quem está apto a enfrentar o trânsito.
Mas não temos como fugir dessa realidade, e temos que conviver nas ruas também com esse perfil de condutor.
Prejuízos financeiros e até mesmo mortes ocorrem com frequência no trânsito porque alguém buzina exageradamente, demora para arrancar o carro depois que o semáforo abre, dirige colado no carro da frente, estaciona na frente de garagens ou ocupando duas vagas, manobra sem sinalizar corretamente, muda repentinamente de velocidade ou não para na faixa de pedestre, dentre outras razões.
É preciso ter sempre em mente que "o agressivo se sente vítima de injustiça, tem incapacidade mental de lidar com frustração e não suporta ser criticado".
O que você faria no lugar dessa senhora?
Como você tem se comportado no trânsito?
Você tem mantido o controle diante de situações desse tipo?
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e Orientação Profissional e perita em Avaliação de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788