Política do Oeste perde seu guru: morre Vlademir Welte
Nos bastidores, ninguém articulava tão bem quanto ele, ao menos no Oeste do Paraná. Não por acaso, Vlademir Welte era reconhecido como o maior guru político da região. Inúmeras campanhas e carreiras só chegaram a bom termo graças às suas orientações, que ao longo de muitos anos foram disputadas inclusive por governadores.
Há alguns meses Vladi, como era popularmente conhecido, vinha sendo cuidado em sua casa, em Vera Cruz, pela esposa e por uma equipe especializada em saúde por conta de uma parada cardíaca que o levou à inconsciência, e foi lá que ele faleceu na madrugada desta quinta-feira (22), aos 71 anos. O corpo está sendo transladado para Curitiba, de onde ele veio para o Oeste, primeiro para Cascavel (onde presidiu o Tuiuti Esporte Clube de 1979 a 1981) e depois para Vera Cruz.
Um de seus melhores amigos era o vice-governador Darci Piana, que postou em seu Facebook uma nota lamentando sua morte. “Vladi combateu o bom combate durante toda sua vida, com lealdade e grandeza de alma. À sua esposa Eliane, à sua filha Daniele e a todos os familiares, os meus mais profundos sentimentos”, escreveu Piana, que está interinamente no comando do Governo do Paraná.
"Posso colocá-lo como um dos melhores e mais leais amigos de toda minha história política. Se tiver dez pessoas ele está dentro, se tiver cinco ele está, se tiver três ele está. Conselheiro, orientador, firme, decidido... As realizações que levamos para Vera Cruz do Oeste têm o DNA e a marca do Wlade", declarou o deputado federal Hermes Frangão Parcianello,
E em sua homenagem, reproduzimos a seguir um texto intitulado “Vlademir Welte, o Guru" e publicado pelo Alerta Paraná no dia 18 de novembro de 2020:
Em uma fazenda que faz divisa com o perímetro urbano da aconchegante Vera Cruz do Oeste reside um dos mais astutos e vitoriosos articuladores políticos do Paraná. O dono da propriedade se chama Vlademir Welte e a sala de estar e a cozinha de sua casa são locais de frequentes encontros com vereadores, prefeitos, deputados, senadores e até governadores para tratar de política e cultivar velhas e recentes amizades, às vezes em torno uma saborosa refeição preparada com muito zelo por dona Eliane, a esposa.
Membro do Core-PR (Conselho Regional dos Representantes Comerciais) tão destacado que até já foi reconhecido com a Ordem Estadual do Pinheiro, mais alta honraria concedida pelo Governo do Paraná a profissionais de diferentes áreas, Vladi já emplacou 71 anos de idade, mas parece um moço sempre que é chamado a exercitar sua expertise política, nem que seja apenas como conselheiro.
Na campanha deste ano, mesmo com dificuldades para se locomover por conta das sequelas herdades de um acidente de carro, uma vez mais ele teve atuação decisiva na vitoriosa caminhada do amigo Marcos Vilas Boas Pescador (com quem aparece na foto), que, mesmo enfrentando o poder econômico, se elegeu prefeito de Vera Cruz pela terceira vez.
Mas a habilidade de Vladi nos bastidores já foi testada e aprovada em embates bem maiores e mais difíceis. Prova disso é a atuação importante que teve na consolidação das carreiras de figuras do mais alto escalão da política paranaense, como o saudoso ex-governador José Richa e o filho Beto, o também ex-governador Mário Pereira e o deputado federal Hermes Frangão Parcianello.