Ansiedade normal x patológica
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
Pessoas ansiosas estão divididas nas suas mentes e nos seus corações, por isso não conseguem coesão mental. Os pensamentos não se fecham e, como se fossem forças diferentes, puxam a mente em várias direções. A mente não se aquieta, porque a pessoa tem a sensação de que não encontrará soluções para seus problemas.
Esses sentimentos causam inquietação, provocam insônia e afetam relacionamentos, comunicação e o intelecto. A pessoa fica irritada, porque a ansiedade lhe traz preocupação.
Ansiedade ruim é aquela que nos tira a paz, que produz em nós sentimentos e comportamentos nocivos ao nosso convívio e à nossa saúde física e mental.
A ansiedade ruim em demasia provoca um desconforto muito grande e doloroso, pois a pessoa passa a se alimentar de medos iminentes. Sua forma mais leve causa agitação e a mais séria causa pânico.
Mas existe uma ansiedade que podemos chamar de boa. É ansiedade do dia a dia, das expectativas que temos em relação a algo ou alguém. Sentimentos bons.
Como você se vê? Sua ansiedade está dentro do normal, ou não?
Diante de qualquer situação, o que devemos fazer é não deixar a ansiedade tomar uma dimensão exagerada, porque ela acaba interferindo no nosso ponto de vista. A ansiedade desproporcional faz com que passemos a ver o presente e o futuro de formas distorcidas, nos torna pessoas negativas, faz com que passemos a gastar energia física e mental de forma errada.
Relaxe, pare com essa preocupação toda sobre amanhã, a semana que vem, o mês que vem, o ano que vem... (Imagem: Pixabay)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e Orientação Profissional e perita em Avaliação de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788