Programa transforma lotes baldios em hortas produtivas em Cascavel
Transformar terrenos baldios em áreas produtivas de alimentos para entidades, escolas e famílias envolvidas é o principal objetivo do Programa Agricultura Urbana, que começa a ganhar forma em Cascavel.
Nesta semana o gestor do Território Cidadão, José Carlos Costa, o Cocão, esteve com o técnico agrícola Patrik Tristacci visitando o terreno onde está instalada a horta do Município no Bairro Neva, localizado à Rua Major Oscar Ramos Pereira.
No local, máquinas da Secretaria de Agricultura preparavam a terra para novos plantios. Foi passado o subsolador para tornar o solo menos compacto e facilitar o desenvolvimento das plantas e a formação dos canteiros.
"Temos uma área de 15.390 metros quadrados aqui, mas vamos cultivar apenas 10 mil metros. O restante é área de preservação com mata nativa e nascentes e precisamos preservar estes recursos naturais", esclareceu Patrik.
FACULDADE E MORUMBI
O programa será implantado também no Bairro Faculdade, na Rua Oliva, em um imóvel vazio pertencente ao Município. "Já fizemos o preparo da terra com adubação, correção do solo, encanteiramento, plantio das primeiras mudas e sementes e repassamos para a Associação de Moradores, que manifestou interesse em cuidar do espaço", explicou o gerente do Território.
No Bairro Morumbi, a visita foi feita ao diretor do Colégio Estadual Olivo Fracaro, Dario do Carmo Rocha, que pediu orientação sobre a possibilidade de o Município ajudar na instalação de uma horta dentro do estabelecimento de ensino.
JARDIM COLMEIA
E nesta quinta feira (28), às 9 horas, no Jardim Colmeia, a equipe do Território Cidadão participará de reunião de trabalho e de um curso técnico sobre o tema voltado moradores. Na ocasião, serão repassadas informações sobre métodos de plantio, cuidados, adubação, rega, conservação do solo e água. Nesse local, as equipes da Secretaria de Agricultura já prepararam o solo e fizeram o encanteiramento para dar iniciado ao plantio de mais uma horta. (Foto: Secom)