Adoção de animais pode ser incentivada com IPTU menor
A Organização Mundial da Saúde estima que haja no Brasil 30 milhões de animais abandonados - 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Em Cascavel, estimativa feita no ano passado apontava para um total de 30 mil, situação que hoje pode ser ainda mais grave diante dos efeitos da pandemia.
Pensando em amenizar esse cenário, que é prejudicial também aos seres humanos na medida em que esses animais podem atacar pessoas e transmitir doenças, os vereadores Cleverson Sibulski, Beth Leal e Professor Santello elaboraram indicação à administração municipal pedindo a realização de estudos para a implantação de um programa que incentive a população a ser parceria do poder público no enfrentamento desse problema.
A ideia é dar desconto no IPTU para quem adotar cães e gatos em situação de abandono, principalmente ONGs e protetores de animais. Pela proposta, o beneficiário precisará assinar um termo de adoção responsável, no qual se comprometa a cuidar do animal e se sujeite a uma fiscalização do Município pelo menos uma vez por ano.
Outra condição é que o contribuinte fique 12 meses com o animal antes de adquirir o direito de receber o abatimento, a ser feito no ano fiscal seguinte. E em caso de abandono, que ele seja e multado pela Prefeitura. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/AGBR)