Cascavel já é a quarta cidade mais bem planejada do Brasil
O planejamento e o investimento em urbanismo feitos desde o início da implantação do PDI levaram Cascavel a saltar, de 2016 a 2020, da 35ª para a 4ª posição nacional do Ranking Connected Smart Cities 2020, publicado pelo jornal Valor Econômico.
Para chegar ao ranking, foram coletados dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 673 cidades.
Nos últimos quatro anos, Cascavel avançou e se tornou referência em questões ligadas ao urbanismo. O planejamento ganhou força nos bairros com ruas alargadas e revitalizadas. Até ruas "esquecidas” em regiões mais afastadas do centro foram contempladas com obras de pavimentação.
PARCERIAS
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o gestor precisa trabalhar ações de forma planejada e pensar as ações a longo prazo. "É por isso que estamos trabalhando o nosso Plano de Mobilidade Urbana e as ações serão implantadas após amplo estudo, pesquisa e planejamento estratégico.Trata-se de um investimento inteligente que vai nortear nossa cidade nas próximas décadas. Cascavel é uma cidade referência e não podemos trabalhar de forma improvisada”, afirma.
Paranhos ressalta que as parcerias com o Estado e a União irão trazer um novo conceito de urbanismo para Cascavel. A remodelação do Trevo Cataratas (Trevo Alsir Pelissaro), obra que está em andamento, é um dos exemplos de revolução urbanística que irá beneficiar tanto moradores de Cascavel quanto as pessoas que passam pela cidade usando o entroncamento das rodovias federais (BRs 277, 467 e 369).
Cascavel tem trabalhado um conceito de mobilidade urbana sustentável, inclusive incentivando o uso de veículos elétricos e apoiando o uso de soluções tecnológicas inteligentes, a fim de promover benefícios ambientais, sociais e econômicos em favor da melhoria da qualidade de vida do cidadão e da cidade.
TRANSFORMAÇÃO
Ao longo dos últimos quatro anos e meio, Cascavel passou por uma verdadeira transformação urbanística. Dez avenidas foram revitalizadas com recursos do programa Avançar Cidades. Foram mais de 700 mil metros quadrados de pavimentação nova na cidade. Além disso, o prolongamento do binário Kennedy/Recife deu mais opção aos motoristas e desafogou o trânsito em outras vias, como a Avenida Brasil, na parte Oeste da cidade.
O Ecopark Oeste, construído com a ajuda da Itaipu Binacional, é outro exemplo de urbanismo. Liberado ao público no ano passado, ele se transformou em um ponto de encontro de moradores da cidade que usam o espaço para caminhadas e momentos de lazer.
AS 20 MELHORES
À frente de Cascavel ficaram apenas Curitiba (1º), São Paulo (2º) e Santos (3º). Na sequência aparecem, pela ordem, Indaiatuba (SP), Vitória da Conquista (BA), Balneário Camboriú (SC), Praia Grande (SP), São Bernardo do Campo (SP), Niterói (RJ), Londrina (PR), Fazenda Rio Grande (PR), Campo Grande (MS), Salvador (BA), Cotia (SP), Betim (MG), Telêmaco Borba (PR), Maringá (PR), Barueri (SP) e Sete Lagoas (MG). (Foto: Divulgação)