A encruzilhada de Cida
Viabilizar sua candidatura à reeleição - tarefa, aliás, que está muito mais com o marido Ricardo Barros que com ela - está distante de ser a maior preocupação de Cida Borghetti neste momento. Tudo por conta da "generosidade" eleitoreira de descongelar os salários do funcionalismo público estadual. Hoje, numa espécie de "mea culpa" pelo erro cometido, a governadora oficiou Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública solicitando que acompanhem o índice de recomposição dos servidores do Executivo proposto por ela, de apenas 1%. Acontece que o funcionalismo, liderado pela intransigente APP-Sindicato, não está a fim de conversa e exige os 2,76% correspondentes à inflação dos últimos 12 meses. Como se vê, Cida está provando do mesmo veneno que seu antecessor Beto Richa provou quando se viu obrigado a congelar os salários para evitar que as finanças do Estado entrassem em colapso.
"Impossível"
A alegação de Cida Borghetti, correta por sinal, é de que um reajuste de 2,76% agora comprometeria o acordo de renegociação da dívida estadual com o governo federal e acarretaria na necessidade de devolução de R$ 1,983 bilhão à União. E agora?
Eleitor de...
Guardadas as devidas proporções, a pesquisa Radar divulgada hoje mostra que o cenário do Paraná se assemelha muito ao de Tocantins, onde menos de metade dos eleitores votaram no pleito que elegeu Mauro Carlesse (aliás, um paranaense) para governar aquele Estado pelos últimos seis meses do atual mandato.
...saco cheio
Na consulta estimulada sobre a disputa pelo governo paranaense está tudo certo, com Ratinho Júnior à frente, seguido por Osmar Dias e Cida Borghetti. Mas na espontânea é altíssimo (nada menos que 83,5%) o percentual de eleitores sem candidato definido a três meses e meio da eleição.
Leitura correta
Esse elevado desinteresse atesta a veracidade de uma declaração feita hoje pelo deputado federal Fernando Giacobo. "Temos que fazer o Brasil renascer das urnas melhorando a qualidade dos representantes", disse ele. Faltou dizer também ao eleitor que, para atingir essa melhoria, ele deve votar em candidatos com currículo e não em candidatos com folha corrida, que é o que mais tem.
Chumbo grosso
A revolta dos moradores vizinhos ao acampamento pró-Lula em Curitiba com a balbúrdia feita pelos militantes que lá estão resultou em mais um caso de polícia hoje cedo, quando o motorista de um veículo Gol passou pelo local disparando vários tiros na direção dos acampados. Felizmente, desta feita ninguém ficou ferido.
Liberando geral I
Tá com prisão de ventre? Não te preocupe; é só recorrer ao Supremo que, como dizem os artistas do Casseta & Planeta, "seus problemas acabaram", pois lá tem um "remédio" que solta tudo. Que o diga o ex-ministro José Dirceu, que vai ganhar a liberdade mesmo estando condenado a impagáveis 30 anos de prisão.
Liberando geral II
Quer mais uma do Supremo? Aqui vai: por 3 votos a 1, a Segunda Turma anulou os mandados de busca e apreensão cumpridos no apartamento funcional da senadora Gleisi Hoffmann em Brasília, em 2016, e invalidou todas as provas colhidas na época. Tudo bem que só a Suprema Corte pode autorizar esse tipo de ação em residências oficiais de parlamentares, mas o alvo à época não era Gleisi e sim o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo, que não tinha direito ao foro privilegiado.
Mais prazo
A conclusão da CPI das Horas-Extras instaurada pela Câmara de Cascavel não vai mais terminar na próxima semana. Os integrantes da comissão (Carlinhos Oliveira, Olavo Santos e Josué de Souza) pediram mais 30 dias de prazo para concluir o relatório.
* Pílulas
* A Assembleia Legislativa já aprovou em redação final projeto do deputado cascavelense Marcio Pacheco obrigando a realização de censo quadrimestral sobre as pessoas com autismo no Paraná. * Em primeira votação, também foi aprovado projeto do deputado catanduvense Nereu Moura que fixa prazo máximo de 30 dias para a realização dos exames complementares necessários à confirmação do diagnóstico de câncer. * A reunião desta quinta-feira da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) terá a participação do advogado Leonardo Sperb de Paola, que passará aos empresários um panorama sobre a situação tributária do País. * Para alívio cos bígamos, trígamos etc e tal, o Conselho Nacional de Justiça proibiu hoje os cartórios de todo o País de lavrarem qualquer tipo de documento que declare a união estável entre mais de duas pessoas. * A competente defesa oral do procurador jurídico Luciano Braga Côrtes convenceu o TJ-PR, que cassou a liminar que suspendia a licitação do transporte escolar rural de Cascavel.