Acadêmicos apresentam novas ideias de startups em Cascavel
Os alunos dos cursos de graduação do Centro Universitário FAG passaram por uma avaliação diferente das convencionais bancas de trabalhos universitários. Previamente selecionados dentro do projeto Startup Garage, 40 universitários apresentaram ideias de negócios - desenvolvidas no modelo de startup - a especialistas em empresas, startups e educação. O objetivo, nesta etapa, era avaliação com dicas e propostas de melhorias dos projetos.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Nara Regiane Reinheimer Pick, o Startup Garage é um programa-piloto de pré-aceleração, fruto de um trabalho integrado entre as linhas de Educação Empreendedora e Startup, do Sebrae/PR. "A integração foi possível, também, por conta da estratégia da FAG, que é preparar profissionais para atuar no mercado de trabalho de maneira diferenciada", explicou.
A professora do Centro FAG, Luciana Ferraz, coordena o Startup Garage na instituição e lembra que o projeto começou no ano passado. "Apresentamos a proposta aos alunos no final de agosto. De lá pra cá, eles passaram pela seleção individual, por capacitações em grupo, montagem dos times e, mais recentemente, pela estruturação dos modelos de negócios, que culminou na apresentação à banca, que avaliou e sugeriu melhorias", acrescentou.
A banca foi composta pelo consultor do Sebrae/PR e gestor do Startup PR na região, Osvaldo César Brotto; Marcos Frazão, empresário e ex-presidente da Acipa (Associação Comercial e Empresaria de Palotina); Leandro Lorenzetti, empresário da Brascloud e investidor de Cascavel; Jadson Siqueira, do grupo Alfacon e Iguassu Valley, e Sérgio de Angelis, pró-reitor da FAG.