Alerta: água das fontes de Cascavel continua imprópria para consumo
Parte da equipe multidisciplinar que está trabalhando no projeto de remodelação das fontes e nascentes de Cascavel começou hoje mais uma rotina de coleta de amostras para análise da qualidade da água desses espaços no laboratório físico-químico da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel).
Ao todo são 24 nascentes na área urbana, 17 delas ativas. A ideia é fazer uma análise mensal para orientar a população sobre a falta de potabilidade da água, uma vez que todas as nascentes estão contaminadas.
"Todas as fontes continuam com a água imprópria para o consumo. Mas ainda assim serão preservadas, visando à qualidade do nosso lençol freático e à conservação desses espaços como ambientes de convivência com a natureza", detalhou o gestor ambiental José Ferreira, que integra a equipe que trabalha na elaboração do projeto, que faz parte do convênio firmado entre o Município e a Sanepar no dia Mundial da Água (22 de março).
Desde então, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, da Fundetec, da Secretaria de Agricultura e da Sanepar estão empenhados nesta missão de remodelar, recuperar e readequar esses locais tão apreciados pela comunidade não somente na área urbana, mas também com propostas para a área rural.
Os locais onde existem fontes receberão, de acordo com as características individualizadas de cada bairro, academia da terceira idade, parque infantil, bancos novos, espaço de lazer e convivência, replantio de árvores, entre outras melhorias.
Nesta quarta-feira um grupo formado por gestores ambientais, arquitetos, engenheiros ambientais, engenheiros químicos, engenheiros florestais e veterinários está passando em todos esses locais para analisar o que será possível fazer em cada um deles.
"A vistoria vai apontar uma análise individual de cada nascente, para definir o que cada espaço demandará de mudanças e o acesso à captação será dificultado, para que as pessoas apenas contemplem", adiantou Ferreira.
INTERIOR
No interior, desde que o tempo colabore, nesta semana também será iniciado o trabalho de conservação de nascentes, com o primeiro dia de campo em São Salvador, na propriedade da família Torres. Serão protegidas e adequadas as nascentes das quais os produtores rurais captam água para consumo humano e animal. (Foto: Secom)