Nova Ferroeste traz técnicos do Governo Federal ao Oeste do PR
Cascavel recebeu ontem (23) a comitiva de técnicos do governo federal que está no Estado para uma série de visitas a fim de avaliar o projeto de expansão da Ferroeste, que prevê uma linha férrea com 1.285 km de extensão e um investimento estimado em R$ 25 bilhões.
Em encontro com cooperativistas, foi abordado o desempenho da linha já existente e o impacto que a nova ferrovia terá sobre a competitividade do setor produtivo da região. Cascavel foi o terceiro compromisso da agenda da comitiva, que já esteve em Paranaguá e Curitiba, hoje visita Assis Chateaubriand pela manhã e Foz do Iguaçu à tarde.
“Viemos conhecer como vai ser esse novo traçado e quais são os pontos que têm interconexão com a malha já existente, quais são os problemas e as questões mais relevantes”, declarou Marcos Félix, assessor especial do Ministério da Infraestrutura.
O grupo conheceu a atual Ferroeste, que liga Cascavel a Guarapuava, e se reuniu com dirigentes de cooperativas que transportam cargas pela ferrovia. As cooperativas Lar, Coopavel, C.Vale e Frimesa enviam ao Porto de Paranaguá, pela Ferroste, 3 milhões de toneladas de produtos todos os anos.
Para o Coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, é necessária uma estrutura logística mais eficiente para diminuir os custos e aumentar a competitividade do setor produtivo."Não adianta a gente ser eficiente somente da porteira para dentro, precisamos ser eficientes também da porteira para fora”, afirmou.
O projeto inclui a desestatização da Ferroeste e a revitalização do atual trecho ferroviário, além da construção de um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá e de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
A implantação da nova via férrea permitirá o escoamento de grãos vindos do Paraguai e do Mato Grosso do Sul, além de proteína animal e grão do Oeste do Paraná."Esse é um grande corredor, com grande potencial para o desenvolvimento dessas regiões”, acrescentou Marcos Félix. (Foto: Alessandro Vieira/AENPR)