Inverno do PR deve ser gelado e seco, mas com alguns veranicos
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o inverno - que irá da próxima segunda-feira (21) até 22 de setembro - começará parcialmente nublado nas regiões Norte e Noroeste e com chuvas no Litoral, na Capital e nas regiões Central, Sul, Oeste e Sudoeste.
A temperatura mínima prevista para o primeiro dia é de 8 ºC em União da Vitória e a máxima deve atingir 26 ºC em Paranavaí e Jacarezinho. Nos dias seguintes, no entanto, a tendência é de queda na temperatura, cuja média mínima histórica da estação é de 10° C. “Para este inverno são esperadas ondas de ar frio e seco”, observa o meteorologista Reinaldo Kneib.
Serão frequentes, segundo ele, episódios de frio intenso por vários dias consecutivos, incluindo a formação de geada, mas também podem ocorrer alguns veranicos, períodos de tempo seco e quente mais frequentes a partir da segunda quinzena de agosto.
A temperatura média deve seguir o padrão típico da estação, exceto no Oeste e no Norte, com picos mais quentes: “Na fronteira com o Paraguai e nas divisas com Mato Grosso do Sul e São Paulo as temperaturas devem variar de próximas a ligeiramente acima da normal climatológica”, afirma o meteorologista.
O cenário climático indica que o volume de chuva ficará entre próximo e abaixo da normalidade, o que preocupa já que o Paraná vive um cenário de emergência hídrica e rodízios de abastecimento.
Quanto às geadas, o Simepar emite as previsões para todas as regiões por categorias de intensidade - fraca, moderada ou forte - com antecedência de 72, 48 e 24 horas. O serviço Alerta Geada tem espaço dedicado na página www.simepar.br e envia mensagens a usuários cadastrados por meio do aplicativo WhatsApp. Interessados devem inserir o número (43) 3376-2248 nos contatos e enviar a seguinte mensagem: “Quero receber o Alerta Geada". (Foto: Denis Ferreira Netto/AENPR)