Área da Agrotec passará a abrigar um colégio agrícola
O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, foi pessoalmente à Câmara de Vereadores protocolar projeto de lei que autoriza a cessão de uso da área da Agrotec pelo Estado, passo necessário para que no local seja implantado um Colégio de Inovação Agrícola.
O projeto começou a ser debatido ainda em 2019, com participação do deputado estadual Gugu Bueno, e no Legislativo municipal é encabeçado pelos vereadores Professor Santello, Beth Leal e Pedro Sampaio.
“Além das especificidades de um colégio agrícola tradicional, nós queremos que esse novo colégio seja de inovação, onde ele possa trabalhar a mecatrônica, design thinking, robótica, inteligência artificial, desenvolvimento de software, programação e um série de outras capacitações que teremos, dentro desse aspecto, voltado para o agronegócio ou agropecuária de Cascavel em região”, disse Alcione.
Com a cessão de uso, a Agrotec, que já é uma escola tecnológica pertencente ao Município de Cascavel, passará a ter sua estrutura usada pelo novo colégio, que será gerido pelo Estado. O modelo é semelhante ao atual Ceep, só que voltado para o desenvolvimento agrícola. O presidente da Câmara, Alécio Espínola, já convocou duas sessões ordinárias para terça-feira próxima a fim de votar a matéria.
A AGROTEC
A Agrotec possui uma área para prática de plantio com 24 hectares, aviário-escola, estufas para produção de flores e morangos e para desenvolver cursos, treinamentos e demonstrações práticas em novas tecnologias, tratos culturais e manejo agropecuário, unidade de agroindustrializados, alojamento, cozinha industrial, auditório, refeitório, anfiteatro e salas de treinamentos com capacidade para até 150 pessoas. (Foto: Secom/PMC)