O jovem e o desafio do vestibular
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
A aprovação no vestibular leva o jovem a ingressar no tão sonhado curso que vai prepará-lo para a vida profissional.
Durante o período de preparação para prestar a prova, no entanto, ele se depara com muitas interferências, como ansiedade, preocupação, cansaço e pressão social e da família.
Por isso, muitas vezes o jovem pode sentir-se pressionado a tomar decisões para as quais ainda não está devidamente preparado e isso pode levá-lo a vivenciar uma grande incerteza.
Uma das causas que podem vir a dificultar a aprovação no vestibular é o medo de não ser capaz de ter um bom desempenho na prova e de não ser aprovado.
A elevada concorrência, a incerteza e o medo de não ser aprovado podem tomar conta e interferir psicologicamente e fisicamente no vestibulando, a ponto de deixá-lo ainda mais apreensivo.
Entre outros fatores que podem prejudicar o desempenho do candidato, sem dúvida a ansiedade em excesso é o que tem que ser considerado como importante. Por isso, entender os estímulos que estão agravando a ansiedade é indispensável.
Para conseguir um bom desempenho no concurso, é importante o candidato ter disciplina de estudo, capacidade de enfrentamento, paciência, resiliência, identificar formas de lidar com a ansiedade, não ficar se comparando com os outros e saber lidar com eventuais fracassos e frustrações.
“Todos temos metas e objetivos em nossas vidas. Por mais que sejam árduas as batalhas, não desista daquilo em que acredita. Apenas uma dica: use o amor para conquistar o que almeja!"- Edson Pequeno. (Foto: Pixabay)
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e Orientação Profissional e perita em Avaliação de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788