Morre Marco Maciel, vice de FHC por dois mandatos
Faleceu neste sábado (12), aos 80 anos, o ex-senador e ex-vice-presidente da República por dois mandatos Marco Maciel, que ocupou posição de destaque na política brasileira por 45 anos.
Ele convivia com o mal de Alzheimer desde 2014 e em março chegou a contrair a Covid-19, mas se recuperou, e voltou a ser internado nesta semana por conta de uma infecção bacteriana.
O velório será no salão Negro do Senado Federal e o sepultamento no fim da tarde na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.
TRAJETÓRIA
Marco Maciel nasceu em Recife no dia 21 de julho de 1940, se formou em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, onde também atuou como advogado e professor antes de ingressar na política, em 1966, como deputado estadual pela antiga Arena.
Também pela Arena, foi deputado federal por dois mandatos, de 1971 a 1974 e de 1975 a 1978. Eleito presidente da Câmara dos Deputados em fevereiro de 1977, enfrentou em abril o fechamento provisório do Congresso.
No final de 1978, foi eleito pela Assembleia Legislativa de Pernambuco para o cargo de governador daquele Estado, após indicação do presidente Ernesto Geisel, corroborada pelo sucessor de Geisel, general João Batista Figueiredo. Seu mandato terminou em 1982 e, no ano seguinte, chegou ao Senado.
Em 1994, Marco Maciel foi indicado pelo PFL como vice-presidente na chapa de Fernando Henrique Cardoso, função na qual tomou posse em 1º de janeiro de 1995. Com bom trânsito no Congresso Nacional, foi designado por FHC como articulador político do governo.
Em 1º de janeiro de 2003, deixou a vice-presidência da República e, no mês seguinte, assumiu sua vaga no Senado por Pernambuco, eleito pelo PFL, e foi um dos líderes da oposição a Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: AGBR)