Felicidade: uma busca insaciável!
Elis Gislaine Marques Sbardelotto
A busca da felicidade é uma constante na vida dos seres humanos, pois sempre se tem a sensação de que falta algo para atingir esse objetivo. Mas a definição de felicidade é diferente para cada pessoa, mudando de acordo com a origem e a cultura em que se está inserido. Por isso, cada um de nós percebe, sente a felicidade de uma maneira particular.
Pesquisas recentes apontam para a tendência da busca desenfreada do dinheiro para, por meio dele, garantir a tão sonhada felicidade. Alguns podem até pensar que ter uma posição financeira abastada pode ser a chave para a plena felicidade, mas sabemos que isso não é uma garantia. Constatamos diariamente pessoas que aparentemente têm tudo para ser felizes, mas não sentem o menor prazer de viver. Por outro lado, podemos observar muitas pessoas de origem humilde, sem nenhuma estrutura financeira, que contagiam com sua alegria pelo simples fato de estarem vivas e em condições de sonhar e lutar por uma vida melhor. Outro exemplo são pessoas acometidas por doenças graves ou deficiências, que são exemplo de força e fé, com uma inexplicável força para superar obstáculos diversos.
A felicidade parece estar cada vez mais distante das pessoas. Na atualidade, o número de estressados e depressivos tem aumentado de forma alarmante. Muitas situações acabam com nosso bom humor, mas a forma como encaramos nossos problemas determina os rumos da nossa vida.
Por buscarem desenfreadamente esse ideal de felicidade quem nem elas mesmas sabem o que exatamente, muitas pessoas estão sempre sem tempo para si próprias e suas famílias, vivendo de mal consigo mesmas e com os outros, isto é, infelizes.
O que é felicidade para você?
O que você tem feito para alcançá-la?
Será que a felicidade não é algo bem mais simples do que pensamos?
Um sábio autor definiu que felicidade se encontra em uma pequena flor que desabrocha, no cantar dos pássaros e no sorriso de uma criança.
DICAS PARA SER FELIZ
Seja ético;
Aprenda a viver aqui e agora;
Liberte-se do vício da preocupação;
Valorize o aspecto positivo das pessoas;
Perdoe!;
Redescubra a sua própria inocência;
Conceda-se pequenos prazeres;
Faça o bem sem olhar a quem;
Seja simples;
Use a criatividade;
Faça coisas que você goste e que lhe dê prazer, fugindo da rotina;
Exerça sua espiritualidade.
Elis Gislaine Marques Sbardelotto é especialista em Psicologia Familiar Sistêmica e perita Avaliadora de Trânsito - CRP-08/13639 - Contato 45 999128788