Ratinho: rodovias terão R$ 42 bi de investimento em 30 anos
A nova concessão das rodovias que cortam o Paraná será baseada em torno da menor tarifa oferecida ao usuário, sem limite de desconto na disputa na Bolsa de Valores, arrumando a modelagem de acordo com o anseio da população paranaense. Além disso, o novo modelo deverá assegurar um investimento de R$ 42 bilhões nas rodovias do Estado ao longo dos próximos 30 anos, com a duplicação de quase 1.800 km.
Foi isso que o governador Ratinho Junior assegurou nesta sexta-feira (21), durante coletiva concedida ao lado do vice Darci Piana; do diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti; do coordenador da bancada federal paranaense, Toninho Wandscheer; e do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano. O modelo é diferente do que está sendo adotado em todo o País e será personalizado para atender a demanda entregue pelo Governo do Paraná, segundo Ratinho.
“Hoje é um dia histórico e extremamente importante para o Paraná. Vencemos uma etapa importante no maior tema do Estado nos últimos 20 anos: o pedágio. Em 1997, o Paraná fez uma concessão com um modelo até hoje muito questionado devido à sua modelagem. Nossa missão era construir uma solução que corrigisse o erro do passado e criasse um futuro promissor e justo para a população, colaborando para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Nós convencemos o Ministério da Infraestrutura que o Paraná merecia que nosso projeto fosse modificado”, afirmou o governador.
Ele ressaltou que a união entre os diferentes atores da sociedade paranaense foi fundamental para dar a força que o projeto necessitava, unindo autoridades da Assembleia Legislativa do Paraná, da bancada federal e da sociedade civil organizada e da iniciativa popular.
“Há muitas décadas não havia uma união tão grande entre as autoridades do Paraná, em que todos demonstraram a potência da união política do Estado com a sociedade civil organizada e da população, que confiou na gente para resolver uma demanda histórica de todos os paranaenses”, afirmou.
"Nós fomos muito sacrificados pelo modelo atual. Por isso, precisávamos de um modelo que garantisse muitas obras para o Estado, junto do equilíbrio com a tarifa e com empresas que tivessem o compromisso de entregar um bom serviço à população. Teremos a concessão mais moderna do País", acrescentou o governador. "É a solução de um grande problema. Foi batalhado, lutado, sofremos aguentando 24 anos de pedágio caro. É uma honra liderar esse processo sem demagogia e com transparência".
A modelagem segue com mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias concedidas, entre estaduais e federais, e 1,8 mil quilômetros de duplicações. Quanto ao investimento de R$ 42 bilhões nos próximos 30 anos, ele equivale a 120 anos do orçamento federal para rodovias aplicado apenas no Paraná.
SEIS LOTES
Os novos traçados da concessão rodoviária SERÃO divididos em seis lotes, que totalizam 3.327 quilômetros. Os desenhos, porém, são diferentes dos atuais, já que incluem rodovias que não estavam contempladas até então, como a PR-323, no Noroeste, a PR-280, no Sudoeste, e a PR-092, no Norte Pioneiro, um incremento de 834 quilômetros no atual traçado. O conjunto é formado por estradas estaduais (35%) e federais (65%).
O projeto prevê investimentos de R$ 42 bilhões, com a duplicação de 1.783 quilômetros (90% até o sétimo ano do acordo), a construção de 10 contornos urbanos, 253 quilômetros de faixa adicional nas rodovias já duplicadas e 104 quilômetros de terceira faixa para apoio ao trânsito. A proposta contempla, ainda, sinal de Wifi em todos os trechos de estradas, câmeras de monitoramento e iluminação em LED. As novas concessões têm validade de 30 anos. (Foto: Jonathan Campos)