Idosos crescem 18,8% em cinco anos e já são mais de 30 milhões
Mais um dado a corroborar a tese do governo sobre a necessidade de uma reforma previdenciária urgente foi revelado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A pesquisa Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2017 revelou que os brasileiros com 60 anos ou mais de idade cresceram surpreendentes 18,8% nos últimos cinco anos e já totalizam 30,2 milhões em uma população estimada em 207,1 milhões de pessoas.
Os dados indicam, ainda, que ao manter a tendência de envelhecimento dos últimos anos, o País ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, quando os brasileiros com 60 anos ou mais eram 25,4 milhões.
As mulheres são maioria nesse grupo, com 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44%).
O levantamento indica que, desconsiderando a desagregação por sexo, em 2012 o grupo das pessoas de 60 anos ou mais de idade representava 12,8% da população residente, índice que passou para 14,6% em 2017.
MENOS FILHOS
Responsável pelo estudo do IBGE, Maria Lúcia Vieira disse que o levantamento confirma o processo de envelhecimento da população, que já é conhecido e não acontece somente no Brasil.
"Isto ocorre por vários fatores. Em primeiro lugar, pelo aumento da expectativa de vida da população e ao fato de as mulheres estarem tendo menos filhos, o que é possível perceber nos últimos anos pela redução da taxa de fecundidade", afirmou.
Prova disso é que a parcela de crianças de 0 a 9 anos de idade na população residente caiu nos últimos cinco anos, passando de 14,1% para 12,9%. "As crianças de hoje são os jovens de amanhã e os adultos de depois de amanhã. Então, quanto menos crianças, mais aumenta a população mais velha", concluiu Maria Lúcia. (Foto: AGBR)