Congresso desmoralizado
No levantamento nacional realizado entre 30 de abril e 4 de maio, o conceituado instituto Paraná Pesquisas não apurou apenas como anda o humor dos brasileiros em relação à disputa presidencial do ano que vem, em que Jair Bolsonaro apareceu liderando em todas as simulações, embora já não mais com a vantagem de outrora sobre Luiz Inácio Lula da Silva, conforme o Alerta Paraná já informou a seus leitores.
Os 2.030 eleitores ouvidos na amostragem também foram provocados a avaliar a credibilidade (ou falta dela) de várias das principais instituições brasileiras, com alguns índices surpreendendo e outros nem tanto.
O Senado Federal e a Câmara dos Deputados, por exemplo, apareceram uma vez mais como as instituições mais execradas pelos brasileiros, o primeiro com um índice de aprovação de míseros 2,8% e o segundo ainda menos: 2,6%.
Mas esses não foram os únicos percentuais a escancarar a falta de credibilidade da classe política brasileira, pois a Presidência da República foi escolhida por apenas 14,8%, ficando atrás não apenas das Forças Armadas (32,6%), o que já era esperado, mas também do Supremo Tribunal Federal (18,2%), algo não imaginado talvez pela grande maioria da população.
Já o Ministério Público Federal foi escolhido por 12,1% dos consultados como instituição de maior credibilidade, enquanto 11% não apontaram nenhuma das alternativas apresentadas e outros 6% simplesmente não souberam responder. (Foto: AGBR)