Aves e suínos: levantamento de custos começará em maio
O Sistema Faep/Senar-PR já definiu o período em que serão realizadas as reuniões da primeira rodada do levantamento de informações para composição dos custos de produção da avicultura e da suinocultura do Paraná. Entre 20 e 28 de maio serão realizados painéis em diversas regiões produtoras do Estado, com o objetivo de reunir dados dos produtores locais. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as reuniões serão feitas de maneira virtual, respeitando a necessidade de isolamento social. Este modelo remoto já foi adotado na rodada de novembro do ano passado.
Serão “visitados" oito municípios que concentram a maior produção de aves e suínos no Estado. Na avicultura, os painéis acontecerão em Dois Vizinhos (dia 20, às 9h), Chopinzinho (dia 20, às 13h), Cascavel (dia 24, às 9h), Toledo (dia 24, às 13h), Cianorte (dia 25, às 9h), Castro (dia 25, às 13h), Cambará (dia 26, às 9h) e Londrina (dia 26, às 13h). Para o levantamento das informações da suinocultura serão consultados produtores de Pato Branco (dia 21, às 9h), Arapoti (dia 28, às 9h) e Toledo (dia 28, às 13h).
A iniciativa é importante na medida em que a coleta e compilação desses dados permitem uma análise real destas atividades produtivas. Ao conhecer os números das cadeias de aves e suínos, o Sistema Faep/Senar-PR pode buscar políticas de produção mais acertadas e também identificar onde estão as demandas no que se refere à formação profissional rural. Além disso, como o levantamento é feito há muitos anos, permite verificar como os custos de produção se comportaram ao longo do tempo.
“Na avicultura, onde o sistema que predomina é a integração, avaliamos outros itens como indicadores de produção, comportamento nas diferentes regiões e custos da energia elétrica e da mão de obra. Na suinocultura, onde existem produtores independentes, vai ser possível visualizar o impacto do preço dos insumos”, explica Mariana Assolari, técnica da Faep. O produtor que tiver interesse em contribuir com o levantamento de custos de produção precisa procurar o seu sindicato rural. (Foto: Divulgação Faep)