Cida Borghetti é a mais nova conselheira da Itaipu
Cida Borghetti, ex-governadora do Paraná a esposa do deputado federal Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara, e mãe da deputada estadual Maria Victoria, foi nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro como integrante do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Ela terá mandato até 16 de maio de 2024 e irá ocupar a vaga do ex-deputado e ex-ministro Carlos Marun, nomeado por Michel Temer e que foi exonerado. A troca foi oficializada em publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (6).
Essa é a terceira mudança no Conselho em menos de dez dias. Em 28 de abril, Rodrigo Limp, presidente da Eletrobras, assumiu no lugar de Wilson Ferreira Júnior. No dia 30 de abril, Bolsonaro exonerou Otávio Brandelli da função de representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil no Conselho e o substituiu por Carlos Alberto Franco França.
Antes de Cida, outros três governadores ocuparam essa função na Itaipu: José Richa, Orlando Pessuti e Ney Braga. Ney Braga (que também foi diretor-geral da hidrelétrica).
Os governos do Brasil e do Paraguai têm a atribuição de nomear a diretoria executiva da Itaipu Binacional, por meio de indicação da Eletrobrás e da Ande (Administración Nacional de Electricidad). Para cada cargo reservado a um país, há um posto equivalente destinado ao outro.
A Itaipu possui um conselho de administração composto por 12 membros, seis brasileiros e seis paraguaios, e dois representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, um de cada país. O conselho reúne-se a cada dois meses ou em convocação extraordinária. (Foto: Reprodução Instagram)