Beth Leal destaca papel da Justiça Restaurativa
A vereadora Beth Leal protocolou indicação defendendo o cumprimento da lei que tornou Cascavel uma cidade praticante da Justiça Restaurativa, uma alternativa para gerir conflitos, sejam eles violentos ou não, sob a ótica do diálogo e respeito, com a responsabilização, reparação do dano e restauração das relações prejudicadas pelo conflito, mantendo o olhar sobre as necessidades da vítima.
“Diante da complexidade dos fenômenos sociais, que devem considerar os aspectos individuais, comunitários, institucionais e sociais, as práticas restaurativas possuem imenso potencial para a pacificação da sociedade, e sua adoção é recomendada pela Organização das Nações Unidas pelos estados membros”, ressalta ela.
Advogada de formação, Beth Leal faz parte da Justiça Restaurativa em Cascavel desde o ano de 2011. "O programa visa garantir a proteção social, a valorização da vida pela aplicação de práticas restaurativas com prevenção de riscos, responsabilização dos envolvidos, apoio da comunidade, apaziguamento de conflitos e o restabelecimento da paz social especialmente nesse momento que vivemos”, explica.
“As práticas devem ser realizadas por de agentes capacitados com habilidades como empatia, alteridade, escuta ativa em um ambiente aberto ao diálogo, em prol do bem estar coletivo. A partir disso, foi solicitado a implementação do curso no âmbito de Cascavel, propondo a criação da resolução de conflitos para que possamos preparar uma sociedade com menos violência, mais empatia e amor ao próximo”, conclui Beth Leal. (Foto: Divulgação)