Programa vai valorizar a agroindústria familiar
Será lançado nos próximos dias o projeto piloto do Provai (Programa de Valorização da Agroindústria Familiar), mais uma iniciativa conjunta da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), secretarias da Agricultura do Município e do Estado, IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
Com o objetivo de melhorar a vida dos agricultores e a qualidade dos produtos feitos e comercializados por eles, o Provai permitirá de início que 20 agroindústrias recebam capacitações e equipamentos de trabalho. "O que queremos é trabalhar no desenvolvimento dessas empresas, tanto o econômico, no sentido de fortalecer essa agroindústria, permitir acesso ao crédito e ao mercado. Além da educação, dando capacitação, melhorando a qualidade do alimento, da embalagem e do produto em si para a comercialização”, explicou o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, em reunião para ultimar os detalhes do programa.
Após todo o processo e finalização do programa, as agroindústrias envolvidas receberão um Selo de Qualidade. "O importante da segurança alimentar é que ela não seja individualizada, mas envolva todo o setor produtivo. Como órgão público, devemos gerir isso como um corpo só, pois os resultados positivos e/ou negativos têm influência em toda essa estrutura”, pontuou o médico veterinário e responsável pelo setor de inspeção, Valmor Passos.
A Prefeitura Municipal já está trabalhando na finalização do projeto de lei instituindo o programa, que em breve será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores. Um convênio com o Governo do Estado irá destinar R$ 300 mil para a execução do projeto piloto. (Foto: Secom/PMC)