Adoção pode ser a solução para conservação de praças
Foi aprovado em primeira votação na sessão desta segunda-feira (19) da Câmara projeto que cria em Cascavel o programa Adote Uma Praça, a ser realizado mediante PPP (Parceria Público Privada). De autoria do vereador Romulo Quintino, a proposta teve aceitação unânime e será votada em discussão final na sessão desta terça (20) e surge como solução para a conservação das praças da cidade.
Segundo o texto do projeto apresentado pelo vereador, a finalidade do programa é "a exploração por parte da iniciativa privada para a execução de ações de obras e serviços de benfeitorias, fomento e conservação de praças, parques, jardins, áreas de ginástica, esporte e lazer, logradores públicos e bosques". As ações previstas seriam: jardinagem e paisagismo; instalação de assentos; iluminação; parques infantis; academias ao ar livre; calçadas; áreas de ginástica e lazer; realização de atividades culturais, esportivas ou de lazer.
“Não raro, os moradores da nossa cidade encontram as praças e áreas de lazer em condições muito longe do ideal para levarem seus familiares e visitantes”, ponderou Romulo. "Por outro lado, esse projeto permite que os empresários mostrem à sociedade qual é o nível de envolvimento de sua empresa com a comunidade, o que funciona como uma excelente publicidade”, completou.
PERMUTA
Em troca dos serviços realizados, a empresa poderá colocar placas padrão no local adotado, de acordo com critérios definidos, como explica Romulo Quintino. Ele definiu no texto legal que os contratos seriam de cinco anos, prorrogáveis por igual período. Ressaltando que o modelo de PPP reduz os custos do município, ele concluiu dizendo que permite aos empresários "a possibilidade de envolver-se com o embelezamento da cidade, divulgar sua marca e consequentemente contribuir com a qualidade de vida no meio urbano". (Foto: Flávio Ulsenheimer)